Bandeira Azul é hasteada pela primeira vez em praias lagunares no Brasil
15/12/2023
Hasteamento ocorreu nesta sexta-feira (15) na Praia das Pedras de Sapiatiba, e, na quinta (14), na Praia dos Ubás, em São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, respectivamente, na Região dos Lagos do Rio. Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, ganhou a Bandeira Azul nesta quinta-feira
Prefeitura de Iguaba Grande/Divulgação
Pela primeira vez houve o hasteamento da Bandeira Azul em duas praias lagunares do Brasil, localizadas na Lagoa de Araruama, a maior laguna de água salgada do mundo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
A Bandeira Azul é uma certificação internacional, renovável anualmente, que confere qualidade ambiental a locais que atendem a critérios como sustentabilidade, serviço e qualidade de água, por exemplo.
A primeira praia lagunar a receber a bandeira foi a Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, nesta quinta-feira (14). E, nesta sexta (15), houve o hasteamento na Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, cidade vizinha.
Praia dos Ubás, em Iguaba Grande
Prefeitura de Iguaba Grande
As duas praias lagunares estão entre as 31 praias e onze marinas que receberam o selo internacional ecológico. A concessão é válida para a temporada de 2023 e 2024.
Em Iguaba Grande, a cerimônia de hasteamento, na quinta, reuniu o prefeito Vantoil Martins, políticos, autoridades e moradores.
Em São Pedro da Aldeia, participaram da cerimônia, nesta sexta, o Prefeito Fábio do Pastel, o Secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira entre outras autoridades.
Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia
Agnaldo Ribeiro/Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Critérios para o selo Bandeira Azul
A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional ecológico, voluntário, dado a praias, marinas e embarcações de turismo.
Para se qualificar para a Bandeira Azul, a localidade deve seguir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, na qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, no turismo sustentável e na responsabilidade social, e a manutenção deve ser comprovada anualmente.
O certificado foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países.
Segundo Vantoil Martins, Prefeito de Iguaba Grande, a Laguna de Araruama é o principal pulmão econômico da região e talvez do estado do Rio de Janeiro.
Hasteamento da Bandeira Azul em Iguaba Grande
Juan Lessa/g1
“Esse reconhecimento do selo Bandeira Azul é muito importante para nossa cidade, porque vai fomentar o turismo, gerar empregos, e nós estamos extremamente orgulhosos e felizes com a recuperação da balneabilidade da nossa laguna”, apontou o Prefeito Vantoil Martins.
Próximo a Praia dos Ubás, em Iguaba Grande, fica localizada a Área de Preservação Ambiental (APA) do Morro do Governo.
De acordo com Paloma Árias, diretora do Instituto Escola do Mar, foram feitas, durante 12 meses, duas coletas por semana na lagoa e todas tiveram resultado positivo. Essas coletas foram feitas pela Prefeitura, levadas para o laboratório da Prolagos e depois para um laboratório independente no Rio de Janeiro.
“Saber que a Lagoa de Araruama não está poluída. 85% da lagoa está ótima para o banho”, comemora Paloma sobre a importância da iniciativa.
O Prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, destacou o trabalho intersetorial da Prefeitura para que este marco fosse possível.
Cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul na Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, reuniu moradores e representantes políticos
Prefeitura de São Pedro da Aldeia/ Divulgação
“Fico muito feliz de estar hasteando a Bandeira Azul na Praia das Pedras de Sapiatiba. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para cumprir todos os requisitos para conquistar a bandeira e fica aqui o meu pedido a todos os banhistas, que nos ajudem a manter essa praia limpa", disse o Prefeito Fábio do Pastel.