Incêndio em subestação da Enel em Araruama deixa moradores da Região dos Lagos sem abastecimento de água
16/12/2023
O incêndio teria afetado as atividades das concessionárias de água e esgoto Águas de Juturnaíba e Prolagos. Incêndio na subestação de energia da Enel afeta fornecimento de água em cidades do RJ
Um incêndio em uma subestação da concessionária Enel em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, na noite desta quinta-feira (15), afetou o abastecimento de água em cidades da região. O incêndio teria afetado as atividades das concessionárias de água e esgoto Águas de Juturnaíba e Prolagos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acionamento foi feito por volta de 22 horas da noite devido a um incêndio dentro da subestação da Enel em São Vicente de Paula, distrito de Araruama. Quando os bombeiros chegaram no local o fogo já estava controlado e não houve vítimas.
Alguns moradores da região também teriam ficado sem energia elétrica.
Incêndio em subestação da Enel, em Araruama
Reprodução redes sociais
Em nota, a concessionária Águas de Juturnaíba informou que o fornecimento de água nas cidades de Araruama, Silva Jardim e Saquarema foi prejudicado, na madrugada desta sexta-feira (15), devido a um incêndio na subestação de energia da Enel, durante a execução de uma manutenção realizada pela Enel no sistema que fornece energia para a Estação de Tratamento de Água (ETA).
A concessionária informou que segue aguardando um prazo para o retorno da energia e, por isso, destaca que ainda não tem uma previsão para a normalização do sistema de distribuição de água. As equipes da concessionária estão trabalhando em medidas emergenciais para minimizar os impactos para a população.
A Prolagos também informou, em nota, que o abastecimento de água em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia está temporariamente impactado. Disse ainda que a estação da Prolagos está operando com geradores e com capacidade reduzida. A concessionária de energia elétrica está atuando no local para reestabelecer o fornecimento.
A Prolagos também informou que a normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa após o retorno dos serviços e que imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento.
“Para atender as ocorrências pontuais, o abastecimento está sendo reforçado nas áreas mais impactadas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas”, informou.
As concessionárias recomendam aos clientes que façam o uso consciente da água até que a situação seja normalizada.
Em nota, a Enel informou que, no fim da noite desta quinta-feira, foi registrado um defeito em um equipamento da subestação que atende a clientes de Araruama e a Estação de Tratamento de Água (ETA) da companhia Águas de Juturnaíba.
“De imediato, foram iniciadas as manobras na rede e enviada uma equipe técnica para a realização dos reparos e consequente normalização do fornecimento de energia para os clientes, ocorrido ainda no início da madrugada”, informou, dizendo ainda que a Estação de Tratamento de Água está sendo suprida por geradores enquanto a Enel realiza os reparos necessários em sua subestação e providencia a chegada de uma subestação móvel, prevista para este sábado (16).