Policiais militares denunciados por abuso de autoridade são suspensos
Suspensão é parcial, isto é, os agentes ficam afastados das ruas, podendo atuar apenas em atividades administrativas. Segundo o Gaeco/MPRJ, eles entraram em uma casa e 'subtraíram' um carro sem qualquer ordem judicial. Caso aconteceu em Paraty. Quatro policiais militares foram suspensos pela Auditoria da Justiça Militar após uma denúncia do Gaeco/Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por abuso de autoridade em Paraty (RJ). A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (15).
A suspensão é parcial. Na prática, os policiais ficam afastados das ruas, podendo atuar apenas em atividades administrativas da Polícia Militar. Os nomes não foram divulgados.
Segundo o MPRJ, "sem qualquer mandado judicial de busca e apreensão e ostensivamente armados, os denunciados, abusando de suas autoridades policiais militares, entraram em uma casa, realizaram buscas e subtraíram um carro que estava estacionado na garagem". O crime aconteceu em fevereiro de 2022, em uma localidade conhecida como Praia Grande.
Ainda de acordo com o MPRJ, os militares alegaram suspeitar que o carro pertencia a um integrante de uma organização criminosa responsável pelo tráfico no local e que, por isso, "subtraíram o veículo para averiguações".
No entanto, o órgão informou que os policiais só levaram o carro para a delegacia após ficarem sabendo que a proprietária havia feito um boletim de ocorrência.
Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou "que cumpre todas as decisões judiciais" e que não irá expor os "evolvidos além do divulgado pela esfera judiciária'.
Siga o g1: Instagram | Canal no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio SulFONTE: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2023/12/15/policiais-militares-denunciados-por-abuso-de-autoridade-tem-funcoes-publicas-parcialmente-suspensas.ghtml